Categorias
Saúde

Como saber se você tem um problema hormonal?

Como saber se você tem um problema hormonal?

Os problemas hormonais geralmente ocorrem mais comumente com o aparecimento de pêlos no corpo, ganho ou perda de peso, doenças de pele ou alterações de humor. Se você tiver algum destes sintomas, você pode ter um problema hormonal e você deve consultar o seu médico.

O que são hormônios? Os hormônios são substâncias químicas secretadas por glândulas endócrinas que estão espalhadas por todo o nosso corpo. Quando essas glândulas não funcionam adequadamente, os níveis de hormônios liberados são maiores ou menores, causando efeitos tanto física como psicologicamente na pessoa. Por vezes, estes problemas com as glândulas endócrinas podem ser causados por outra doença subjacente.

É importante ter os níveis químicos do corpo equilibrados, se quisermos desfrutar de uma vida saudável. Especialmente se você usa medicamentos (alguns tão potentes como a pílula anticoncepcional), você tem que tomar cuidado para que esses níveis hormonais estejam nivelados para evitar problemas futuros.

Que sintomas podem aparecer por problemas hormonais?

Como saber se você tem um problema hormonal? 1

  • Aumento de pêlos corporais;
  • Aumento ou diminuição do peso;
  • Variações de humor;
  • Depressão;
  • Problemas de pele (acne, erupções cutâneas, etc.);
  • Impotência;
  • Cólicas menstruais;
  • Corrimento vaginal e sangramento intenso;
  • Menstruação irregular.

Doenças mais comuns relacionadas aos hormônios:

  • Bócio – Bócio é conhecido como a inflamação da tireoide (localizada no pescoço) por má segregação de hormônios da tireoide. Este é causado principalmente pela deficiência de iodo no organismo. Normalmente, as pessoas que vivem na costa são seguros contra esta doença, porque o ar que respiram e os frutos do mar que consomem contém iodo. Então você tem que ter um cuidado especial nas regiões do interior e manter os níveis de iodo no organismo para evitar problemas de tireoide.
  • Hipertireoidismo – Também é um problema com a tireóide, dessa vez causado por segregação excessiva das glândulas da tireoide. Quando isto acontece, o corpo tem um desequilíbrio hormonal que provoca a ansiedade, aumento de peso ou tremores. Este problema geralmente é causado na maioria dos casos pela Doença de Graves, que afeta o sistema imunológico, que envia sinais para a tireoide para produzir hormônios da em excesso. No entanto, o hipertireoidismo, também pode ser causado por inflamação ou o excesso de iodo pela tireoide causado por vírus.
  • Estrógenos – Estrógenos são os hormônios típicos femininos que fazem com cresça menos cabelo ou aumente o tamanho dos seios. Quando os níveis não são regulados, os problemas surgem. A pílula anticoncepcional afeta diretamente este hormônio, e pode ser uma solução para regular os níveis. Se você sofre de cólicas menstruais ou mudanças de humor repentinas, consulte o seu médico para equilibrar o estrógeno.
  • Excesso de cortisol – Stress produz o hormônio que nos mantém alerta quando há perigo. No entanto, quando os riscos são produzidos pela mente, sem qualquer fundamento, os altos níveis de cortisol são uma fonte constante de ansiedade e angústia.
  • O excesso de adrenalina – Não é um problema das glândulas endócrinas, mas o comportamento da pessoa, pois há muitas maneiras de estimular a criação de adrenalina. Tenha cuidado e não faça muitas atividades de risco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *