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Renove sua flora intestinal e melhore a sua digestão!

Renove sua flora intestinal e melhore a sua digestão

A flora intestinal desempenha um papel crucial na digestão. Por isso, é importante cuidá-la e comer alimentos que a renovem. Descubra a melhor maneira de renovar sua flora intestinal e melhorar a sua digestão para se sentir melhor!

Qual é o problema? Um dos problemas, que faz com que a maioria das pessoas vá ao médico é má digestão. Ter uma dieta desordenada, intolerância alimentar ou causas psicológicas, como estresse podem fazer com que a digestão fique pesada, lenta ou que apareçam sintomas, como azia ou diarreia. Para evitar estes problemas irritantes, é importante cuidar da nossa flora intestinal já que o seu papel na digestão dos alimentos é essencial. Quer saber o que é a flora intestinal e como ela pode ajudar a melhorar problemas digestivos? Abaixo, vamos explicar.

O que é a flora intestinal?

Estima-se que cerca de 2.000 tipos de bactérias vivam no corpo humano. A grande maioria delas é benéfica para o corpo, e atuam em forma de simbiose: elas encontram condições ideais para a sua sobrevivência e reprodução dentro do corpo e por sua vez, ajudam-nos, entre outras coisas, a digerir o alimento melhor. A dependência de outros animais, tais como vacas são essenciais para estas bactérias. No caso dos seres humanos, não é tão radical, mas é importante mantê-la equilibrada, se você quiser evitar problemas irritantes com o seu sistema digestivo. Este grupo de bactérias que nos ajudam a digerir a comida é o que é comumente conhecido como flora intestinal. Como observamos acima, existem muitas razões pelas quais esta flora pode ser danificada: maus hábitos alimentares, vírus gastrointestinal ou medicamentos, como antibióticos, que têm um efeito devastador sobre ela. Para evitar problemas comuns, tais como gases, azia ou indigestão, é importante cuidá-la com as dicas a seguir.

Dicas para renovar a sua flora intestinal

  • Consumir alimentos probióticos: Os probióticos são aqueles que incluem organismos vivos benéficos. Estes lactobacilos são muito importantes para gerar a flora intestinal. Os alimentos macrobióticos mais comuns são os iogurtes, os produtos com leites fermentados ou kefir (produto lácteo fermentado). Se você sofreu gastroenterite ou tiver tomado antibióticos, é importante que você inclua progressivamente esse tipo de alimento para regenerar sua flora.
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  • Consumir alimentos ricos em fibras: Se você sofre de prisão de ventre, algumas bactérias podem se acumular no intestino e se reproduzirem em maior número do que deveriam. Coma fibras para ativar o trânsito e equilibrar a flora.
  • Beba muita água (2 L/dia): A água é importante para todos os aspectos da nossa saúde. Uma boa hidratação do sistema digestivo te ajudará a melhorar a digestão e será benéfica para a sua flora intestinal.
  • Cuide da sua dieta: Reduzir a ingestão de gordura saturada, farinhas refinadas, carnes ou bebidas excitantes, como o café. Você vai ver como você eliminará todos esses problemas intestinais irritantes que são tão desconfortáveis!
  • Cuidado com a dieta rica em proteínas: Se você está tendo uma dieta rica em proteínas de carne, você favorece a putrefação de bactérias em seu aparelho digestivo. Combine-as com proteínas de peixe ou proteínas vegetais e você vai melhorar esses problemas.

A flora intestinal é algo natural que todo mundo tem e não necessitamos de esforço para gerá-la. Mas se você sofre de problemas digestivos, cuide dela com essas dicas simples e verá como você irá começar a se sentir melhor!

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