Categorias
Saúde

Você sofre de vertigem?

Você sofre de vertigem?

Alguma vez você já deu uma volta na roda gigante e quando você olhou para baixo sentiu que tudo estava girando e que o chão estava se movendo, esta sensação de desorientação é chamada de doença de movimento. Tontura é uma palavra frequentemente usada para descrever dois tipos de sensações: tonturas e vertigens.

O que é vertigem? A tontura é uma sensação onde você sente que está prestes a cair no chão, é esta sensação que precede o desmaio.

Ao contrário de tontura, vertigem é uma sensação descrita como se uma pessoa ou o ambiente a sua volta está girando, quando na verdade a pessoa está deitada ou sentada.

Qual é a diferença entre vertigem e tontura?

A tontura, muitas vezes desaparece ou melhora quando você senta. Se a tontura piorar, pode dar lugar a uma sensação de quase desmaio ou desmaio em si também chamado clinicamente como síncope. Às vezes você pode sentir náuseas ou vômitos quando você está tonto.

A vertigem ao contrário é uma sensação específica em que a pessoa percebe que seu ambiente está se movendo quando o movimento não existe realmente. Você pode sentir como se estivesse girando, caindo, ou inclinando-se. Quando uma pessoa sofre de vertigem severa, este sente náuseas ou vômitos. Você pode ter dificuldade em andar ou ficar em pé, também pode também perder o equilíbrio e cair.

Quem sofre de tontura?

Tontura pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é comum entre pessoas mais velhas. O medo de sentir tonturas pode causar que adultos entre 70 e 90 anos de idade sejam obrigados a ter de restringir ou limitar suas atividades físicas e sociais. E lembre-se, a tontura pode levar a quedas que podem resultar em lesões.

Você sofre de vertigem? 1

Causas da Vertigem

Sentir tonturas geralmente não é causado por um problema sério, mas normalmente a tontura é causada por uma queda temporária na pressão arterial, que diminui a quantidade de fluxo de sangue para a cabeça, esta sensação é quando a pessoa passa de estar deitada para em pé. Se estiver agachado também pode fazer você se sentir tonto. Este fenômeno é clinicamente chamadp de hipotensão ortostática.

As causas da tontura incluem:

  • Alergias.
  • Doenças como a gripe ou resfriados.
  • Vômitos, diarreia, febre e outras doenças que causam desidratação.
  • Respiração muito profunda ou rápida (hiperventilação).
  • Ansiedade e estresse.
  • O uso de tabaco, álcool ou drogas em geral.
  • A causa mais grave de tontura é a hemorragia. Na maioria das vezes, a localização do sangramento e a necessidade de procurar assistência médica são óbvias. Mas às vezes o sangramento não é óbvio (hemorragia oculta).
  • Sangramento menstrual intenso pode causar tontura em mulheres.
  • Uma causa rara de tontura é um ritmo cardíaco anormal (arritmia), que pode causar desmaios.

3 Dicas para evitar tonturas

  • Evite mudanças bruscas na postura!
  • Levante-se de uma posição deitada lentamente, e fique sentado por alguns momentos antes de ficar de pé.
  • Quando você levantar, certifique-se que você tenha algo para apoiar-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *